8 Ingredientes essenciais para uma limpeza sustentável

O que é uma limpeza sustentável? Para mim, envolve principalmente 3 aspetos:

  • reduzir o desperdício (reutilizando embalagens, evitando produtos de uso único…)

  • minimizar o gasto de recursos (como a água)

  • utilizar produtos de limpeza que não tenham impacto negativos nos solos, águas e ecossistemas

E é sobre este último ponto que vou falar neste artigo! Existem muitos ingredientes simples com os quais podemos obter uma limpeza eficaz e que são seguros - não só para o ambiente, mas também para a nossa saúde! Por isso vou-te contar quais são os 8 ingredientes que acho essenciais para uma limpeza sustentável.

Neste artigo vais encontrar também 3 receitas, para começares já a colocar em prática:

  • Limpa Vidros

  • Pasta de limpeza para juntas

  • Vinagre aromatizado com limão

limpeza sustentável

Fonte: Precious Plastic Melbourne via Unsplash.com

1. Detergente da loiça

Os detergentes são amplamente utilizados na limpeza porque contém tensioativos, que conseguem interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (óleos, sujidade). Explicando de uma forma muito simples, o detergente aprisiona a gordura e ajuda a removê-la mais facilmente.

É, por isso, um produto excelente para desengordurar e remover sujidades.

A maioria dos detergentes da loiça disponíveis no mercado são neutros, o que os torna uma excelente opção para limpar variadíssimas superfícies (mesmo as mais sensíveis!), e até nódoas na roupa. A sério, qualquer superfície que imagines - superfícies da cozinha, da zona do duche… até vidros e o chão!

Mas atenção! Nem todos os detergentes da loiça são ecológicos. As minhas escolhas são sempre este do Continente ou este da EcoX.

2. Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um sal, de pH básico, que se apresenta na forma de um pó branco. É um abrasivo suave, branqueador e neutralizador de odores. Mais importante que isso, é um produto ecológico!

Mesmo em produtos comerciais ele é um ingrediente muito utilizado. Podes encontrá-lo frequentemente em detergentes para a roupa, detergentes para máquina da loiça, gel sanitário, removedores de manchas…

Aqui encontras um artigo que escrevi com as minhas 5 utilizações favoritas do bicarbonato de sódio na limpeza.

3. Vinagre

O vinagre é um ácido que usa o poder do pH alto para limpar. Ele dissolve calcário, manchas de água, resíduos de sabão no duche... Deixa as superfícies muito brilhantes, por isso é ótimo para a limpeza de vidros ou espelhos.

Aqui encontras um artigo que escrevi sobre o vinagre de limpeza e todas as formas como ele pode ser utilizado.

Fonte: Julia Peretiatko via Unsplash.com

4. Limões

A probabilidade de tu, alguém da tua família ou algum vizinho ter um limoeiro abundante é muito elevada. E o limão é um excelente ingrediente de limpeza! O sumo de limão funciona de uma forma equivalente ao vinagre, mas é um ácido com pH ligeiramente mais baixo que o vinagre.

Os limões frescos e sumo de limão têm vários usos. Os meus favoritos:

  • Limpar superfícies com resíduos difíceis com meio limão + bicarbonato de sódio (vê aqui como)

  • Limpar as tábuas de madeira com meio limão + sal grosso (vê aqui como)

  • Aromatizar o vinagre de limpeza com as cascas de limão:


VINAGRE DE LIMPEZA AROMATIZADO

Guarda as cascas dos citrinos que utilizas na cozinha (limão, laranja, lima). Prepara uma "conserva" de vinagre com as cascas lá dentro, num frasco com tampa. Por exemplo, 500 mL vinagre de limpeza + cascas de 1 limão. Guarda num local seco e fresco durante 2 semanas. Depois é só coar, passar para um borrifador e está pronto a utilizar!


5. ÁlcooL

O álcool numa concentração forte o suficiente é um excelente desinfetante.

As soluções alcoólicas para desinfeção são mais eficazes em concentrações de 60 a 90%. Soluções diluídas que tenham uma concentração de 50% ou menos, não serão muito eficazes a matar microrganismos. Adicionalmente, para potenciar a desinfeção, é sempre importante limpar as superfícies com algum tipo de detergente antes de as desinfetar.

Além das suas propriedades desinfetantes, é excelente para usar em sprays que queremos que evaporem rapidamente. Por exemplo:

  • Spray de limpeza de ecrãs (ver aqui receita)

  • Aromatizador de têxteis

  • Limpa vidros/espelhos:


DIY SPRAY LIMPA VIDROS/ESPELHOS

Juntar num borrifador:

- 100 ml água
- 150 ml álcool
- 150 ml vinagre de limpeza
- 2 gotas de detergente da loiça

Borrifar a mistura nas superfícies a limpar e esfregar com um pano.

Finalizar com um pano seco, para não deixar marcas.


6. Água Oxigenada

É verdade, a água oxigenada não é útil apenas no kit de primeiros socorros. Tem vários usos na limpeza da casa, tal como desinfetante e branqueador.

Do ponto de vista químico, a água oxigenada é, basicamente, água com uma molécula de oxigénio (H202). É uma molécula altamente instável que, assim que entra em contacto com o ar ou com a água, se decompõe em moléculas de água e oxigénio - sendo considerada biodegradável. A luz solar também a destabiliza, e é por isso que as embalagens de água oxigenada são sempre de plástico opaco!

A água oxigenada é um removedor de manchas muito eficaz, especialmente em manchas que são constituídas por resíduos orgânicos (ex: manchas de sangue, suor…). Aquele oxigénio que ela liberta liga-se às manchas orgânicas, libertando-as dos tecidos. Atenção, pois ela tem capacidade de branquear. Poderá não ser segura para todo o tipo de tecidos coloridos! Teste sempre numa área menos visível antes de usar.

Também gosto de a combinar com o bicarbonato de sódio para fazer uma eficaz pasta para limpar juntas dos azulejos:


PASTA PARA LIMPAR JUNTAS DE AZULEJOS

Basta juntar dois terços de bicarbonato de sódio e um terço de água oxigenada, espalhar sobre as áreas afetadas, deixar repousar por 30 minutos, esfregar com escova de dentes velha e enxaguar!


7. Sal

O sal é muito útil na limpeza pois é um abrasivo forte, que pode ser usado em superfícies que toleram uma ação mais abrasiva que o bicarbonato.

Enquanto que o bicarbonato é um pó extremamente fino que não risca mesmo as superfícies mais sensíveis (como a pedra natural, placa de vitrocerâmica, etc.), o sal é bastante mais agressivo e por isso deve ser usado com precaução. Mas vamos usar esta ação extremamente potente a nosso favor, para:

  • Esfregar manchas difíceis do fundo das panelas

  • Limpar as tábuas de madeira com meio limão + sal grosso (vê aqui como)

8. Água

Sim, água! Porquê? Relembrando a introdução deste artigo, a limpeza sustentável também passa por reduzir o desperdício e o gasto de recursos. E há muitas situações em que conseguimos limpar apenas com um pano húmido, evitando desperdiçar produtos de limpeza. As bancadas da cozinha não precisam de ser pulverizadas diariamente com spray! Um pano húmido é mais que suficiente para dar conta do recado. Para a mesa do jantar é a mesma coisa, um pano húmido torna-se mais que suficiente para uma limpeza rápida diária! Faz sentido, certo?

limpeza sustentável

GOSTASTE DESTE ARTIGO?

Lembra-te que também me podes seguir no Instagram para mais dicas de limpeza e organização da casa.

Além disso, também me podes encontrar no Pinterest!

Anterior
Anterior

Como lavar (e remover nódoas) dos biquínis e fatos de banho

Próximo
Próximo

Como limpar cada tipo de sapato: um guia completo