Limpar a casa mais rapidamente? É possível, com estas 7 estratégias
Se há coisa que todos queremos, é passar o mínimo de tempo possível a limpar a casa, certo? Por isso, hoje partilho convosco 7 estratégias para otimizar a limpeza da casa e poupar (muito!) tempo.
Há uns tempos partilhei convosco 5 hábitos para poupar tempo na limpeza da casa de banho. Algumas dessas dicas aplicam-se às restantes divisões da casa, mas há muito mais coisas que podemos fazer para limpar a casa mais rapidamente:
Criar uma rotina de limpeza
Ter uma rotina de limpeza não tem de ser algo extremamente fixo e restritivo. Mas criar esse hábito e ter uma rotina minimamente definida ajuda a que a execução das tarefas flua melhor e ajuda também ajuda a poupar tempo. A rotina de limpeza ideal para cada pessoa pode variar muito e pode ir do mais básico ao mais detalhado. Mas o que mais importa é que seja realista.
E também pode ser útil definir uma “rota de limpeza”, e limpar sempre por essa ordem. O objetivo é criar um método e ser sempre consistente. Eu gosto de ter uma rota definida porque sinto que assim não ando aos ziguezagues pela casa e porque também me ajuda a manter o foco e a reduzir o tempo nas limpezas.
Simplificar a decoração da casa
Quanto mais coisas mantemos em casa, mais tempo e energia gastamos a cuidar delas. A arrumá-las, a limpá-las… Por isso, tento sempre manter o mínimo possível de coisas em casa, quer se trate de mobiliário ou de decoração.
Isto pode não fazer sentido para toda a gente, claro. Mas também não é só para quem se identifica com um estilo minimalista! Praticamente todos nós temos em casa itens decorativos que não gostamos assim tanto ou que estão simplesmente a ocupar espaço de arrumação. E só vamos beneficiar ao destralhá-los!
Terminar cada tarefa antes de passar à próxima
Se para ti isto é algo natural, poderás estranhar ler este título. Mas para mim, que (confesso que) sou perita em deixar as tarefas a meio, faz todo o sentido partilhar esta estratégia. É muito fácil, enquanto estamos a limpar, distrairmo-nos com outras coisas que reparamos que estão por fazer. Mas é muito mais eficiente gastarmos 30 segundos a adicionar essas coisas à nossa lista de tarefas do que pararmos a tarefa que temos em mãos para as realizar!
Destralhar os produtos de limpeza
Não faz sentido mantermos nas nossas casas imensos produtos que não utilizamos, certo? Por isso, é mesmo importante fazermos um destralhe regular dos produtos de limpeza.
Se já não os utilizarmos mas os produtos ainda estiverem bons, podemos tentar perceber se temos amigos ou familiares que precisem e que os usariam. E se tivermos vários frascos com quantidades pequenas de produto, devemos comprometer-nos a usar esses frascos primeiro antes de abrir um novo produto equivalente.
Reduzir a quantidade de produtos de limpeza
Depois de destralhar, está na hora de refletir sobre os produtos de limpeza que precisamos mesmo de comprar. A verdade é que não precisamos necessariamente de um produto diferente para cada pequena tarefa de limpeza. Existem produtos muito mais versáteis que podem ser usados em várias tarefas! Isto não só acaba por ocupar menos espaço, mas também torna as tarefas de limpeza mais rápidas e eficientes.
Neste artigo partilhei os meus 8 ingredientes essenciais para uma limpeza económica e sustentável. Com estes ingredientes base é possível preparar imensos produtos de limpeza, adequados para várias zonas da casa. Este artigo inclui também 3 receitas de produtos de limpeza!
Manter os produtos de limpeza perto da zona onde são utilizados
Por exemplo, os produtos de limpeza da casa de banho num armário do WC, os da cozinha no armário em baixo do lava-loiças… Isto é algo que vai depender muito do espaço de arrumação disponível e também da preferência pessoal. Mas, a menos que prefiras manter todos os produtos de limpeza num só lugar, distribuí-los por cada área da casa é uma solução útil para garantir que tudo está no lugar onde vai efetivamente ser usado.
Pessoalmente, prefiro usar um balde com pega para guardar os produtos que utilizo mais regularmente, para que possa levá-los rapidamente e facilmente comigo. Gosto de fazer isto particularmente com os produtos da casa de banho, para poder transportá-los facilmente entre as casas de banho.
Manter a limpeza diariamente
Os pequenos gestos diários de manutenção da limpeza são essenciais para não deixar que as tarefas acumulem e que acabem por nos roubar mais tempo. Aspirar as zonas onde se acumula mais lixo, arrumar as coisas espalhadas, arrumar o sapatos (em vez de os deixar no chão), limpar a pasta de dentes que sujou o lavatório da casa de banho... Obviamente, há dias mais corridos em que isto poderá não ser possível, mas só o facto de termos perceção da importância disto já nos ajuda a aplicar estes gestos mais intuitivamente.
DICA BÓNUS: Investir num aspirador robot
Enquanto todas as estratégias anteriores são completamente gratuitas… esta não é, de todo. Um aspirador robot não é propriamente um equipamento barato, mas a verdade é que existem cada vez mais opções no mercado e que já existem preços para todos os bolsos. E é uma ajuda enorme! Especialmente tendo animais de estimação em casa (ou máquinas humanas de fazer migalhas 😂). Neste artigo podes ler uma review completa que fiz sobre o meu aspirador robot, o Deebot Ozmo 950.
Sentes que perdes muito tempo a cuidar da tua casa? O meu livro, Limpar, Organizar, Viver é um guia que te oferece o passo a passo completo para simplificar as rotinas de limpeza e organização da casa.
Compra aqui e começa a cuidar da tua casa de uma forma mais simples.