Como limpar juntas de azulejos (com ingredientes que já tens em casa!)
As juntas dos azulejos têm muita tendência a acumular sujidade, gordura ou até bolor. Ao longo do tempo vão também perdendo a sua cor original e ficando com aspeto encardido.
Neste artigo vou apresentar-te duas soluções muito eficazes para limpares as juntas de azulejos com pouco esforço e com ingredientes simples e económicos, que provavelmente já tens em casa.
Vais precisar de:
Bicarbonato de sódio
Detergente da loiça
Água oxigenada
Escova de cerdas firmes
Para esta tarefa, uma esponja ou pano nem sempre são suficientes. Por isso, é útil ter uma escova com cerdas firmes à mão, para fazer uma limpeza mais vigorosa e com menor esforço. Cá em casa utilizo uma escova deste género (e é muito provável que também já tenhas uma escova destas em casa). Em alternativa, poderás utilizar também uma escova específica para limpar juntas, como esta.
Pasta de Limpeza Multiusos
Esta pasta é ideal para qualquer tipo de juntas (de qualquer cor). Particularmente útil para juntas que têm alguma acumulação de gordura (por exemplo, na cozinha), porque neste caso temos o poder desengordurante do detergente da loiça. O bicarbonato de sódio ajuda a remover manchas e a sua ação abrasiva ajuda também a remover quaisquer tipos de resíduos difíceis.
Ingredientes
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de detergente da loiça
Um pouco de água (opcional, para obter uma consistência um pouco mais líquida)
Preparação
Juntar os ingredientes num recipiente e misturar bem.
Estas quantidades fazem uma porção pequena, para ser utilizada no momento. As quantidades podem ser aumentadas para preparar uma porção maior.
Como utilizar
Esfregar toda a superfície com auxílio de uma escova
Deixar atuar durante alguns minutos, se necessário
Retirar todo o produto com um pano limpo ou enxaguar com água
Pasta de Limpeza branqueadora
Esta pasta é perfeita para limpar juntas de cores claras e que têm tendência a ficar com aspeto encardido. E também as juntas da zona do duche, que muito facilmente desenvolvem bolor! O poder branqueador da água oxigenada vai ajudar-nos a manter as juntas limpas e brancas, com pouco esforço.
Ingredientes
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de água oxigenada 10 vol (3%)
Podes adicionar mais água oxigenada, se preferires uma consistência mais líquida e menos viscosa.
Preparação
Juntar os ingredientes num recipiente e misturar bem.
Estas quantidades fazem uma porção pequena, para ser utilizada no momento. As quantidades podem ser aumentadas para preparar uma porção maior.
Como utilizar
Espalhar a pasta sobre as juntas
Deixar repousar durante 30 minutos
Esfregar com o auxílio de uma escova
Retirar todo o produto com um pano limpo ou enxaguar com água
e mais ALGUMAS OPÇÕES
Se preferires comprar um produto para limpar as juntas em vez de seres tu a preparar, estas são as minha opções preferidas:
Pedra branca de limpeza. É um produto de limpeza que contém argila na sua composição, tendo um efeito abrasivo que se torna muito útil para limpar juntas de azulejos. Neste artigo podes ler mais um pouco sobre as características da pedra branca e verificar onde se pode comprar este produto.
WC Creme, da EcoX. Este creme de limpeza tem uma elevada concentração de agentes de limpeza e é ligeiramente abrasivo, pelo que é muito eficaz a remover sujidade das juntas.
WC-Gel, da Greendet. Um gel WC que é adequado para limpar juntas e remover manchas de calcário ou outras sujidades.